Entrevista aos criadores “Bukharin” – Husky Siberiano

Mariana Lese Hoffmann é proprietária do afixo “Bukharin”, criadora de siberian huskies à muitos anos no Brasil, é sem dúvida uma das grandes criadoras da “nova geração”! Além de ser uma grande amiga minha e uma pessoa que muito admiro, é uma das criadoras que conheço que maior dedicação demonstra em relação à raça siberian husky! Fruto de uma excelente filosofia, de trabalho bem orientado ao nível do estudo exaustivo de linhas de sangue e de uma vocação nata para trabalhar esta raça, Mariana tem ao longo dos anos atingindo metas assinaláveis com os seus exemplares.


O nome Bukharin é conhecido em todo o mundo como uma referência em termos de qualidade e os seus cães dão nas vistas onde quer que vão! Através desta pequena entrevista, vamos ficar a conhecer melhor esta criadora de siberian huskies e o afixo “Bukharin

1-Há quantos anos é criadora desta raça e o que a levou a escolhe-la?
Mariana- Ganhei meu primeiro Siberiano dos meus pais – depois de muito choro e insistência – quando eu tinha 12 anos. E PRECISAVA ser um Siberiano, não queria outra raça. Não sabia nada sobre standard nem sobre pedigrees, mas descobrimos um rapaz que tinha alguns Siberianos em nossa cidade e tinha ninhadas freqüentes. Meu primeiro Siberiano se chamava Pólo e não tinha pedigree.

Faleceu ainda cachorro vítima de parvovirose. Não sabíamos nada sobre cuidados e o criador nos vendeu o cachorro sem vacinas e nem nos orientou sobre a necessidade de aplicá-las. Éramos completamente leigos. Pólo era negro diluído e tinha olhos azuis. O interessante é que os Siberianos que mais tinham chamado a minha atenção até então eram vermelhos (areia) e de olhos castanhos, então posso afirmar que não foram os pelos cinzentos semelhantes aos do lobo e os belos olhos azuis que me fascinaram à primeira vista. Foi algo além disso. No final de 1994, aos 13 anos de idade, comecei a criação com afixo registrado. Considero a minha escolha por esta raça como uma atração natural, pois apesar de na época já conhecer muitas raças, fosse através de revistas, livros, TV ou ao vivo, os Siberianos exerciam um magnetismo quase sobrenatural sobre mim (e exercem até hoje), mesmo sem conhece-los muito bem aquele tempo.

Quando passei a conviver com eles, todo esse fascínio inexplicável começou a tomar uma razão: além de sua beleza exterior, os Siberianos são limpos, travessos, inteligentes, sensitivos, cúmplices e leais. Considero-os uma parte de mim, como um órgão vital. É incrível a capacidade que têm de comunicar-se com um simples olhar, de arquitetar planos mirabolantes para alguma travessura – o fazem para seu simples prazer ou para chamar nossa atenção, de amar as pessoas e outros cães – cuidam um do outro e de seus donos com um afeto imenso. São cães brilhantes, têm um cérebro privilegiado. Não se submetem aos humanos, não são seus escravos, e é neste sentido que são independentes.

2-Como define o siberian husky ideal?
Mariana- O Siberiano ideal é aquele que atende a todas as exigências do padrão da raça, ou seja, que possui um movimento correto, uma estrutura proporcional e balanceada, uma bela cabeça, que seja resistente, saudável, enfim… O standard fala diversas vezes em moderação. Precisamos acostumar nossos olhos para não aceitarmos nem exageros nem fragilidades. Mas adicionado a tudo isso, o cão ideal deve ser aquele cão único, que nos arrebata profundamente com suas atitudes, virtudes, sensibilidade e lealdade.

3-Se tivesse que escolher um siberian husky à imagem do seu exemplar ideal, qual seria?
Mariana- Aquele descrito na resposta anterior.

4-Qual foi a filosofia adoptada para os excelentes resultados obtidos ao longo dos últimos anos com esta raça enquanto cinófila?
Mariana- Um criador deve buscar conhecer as linhagens e, assim, fazer as escolhas certas. Isto é uma porção importante da receita para uma boa criação. Tendo tal conhecimento, podemos saber o que temos nas mãos, como manejar nossas linhas, driblando possíveis problemas e fixando o que desejamos a cada geração. É importante deixar a “cegueira de canil” e o orgulho de lado, e sermos críticos de nós mesmos. Devemos ter claramente delineados os nossos objetivos para não nos deixarmos levar pelo que os outros dizem, porém, ouvindo aqueles que consideramos mais sábios que nós e que podem contribuir com suas orientações para nosso desenvolvimento como criadores. Escolher os cruzamentos certos pelas características do cão e pela sua linhagem, nunca optando por determinado cão pelos títulos conquistados em exposições. Acredito no poder das fêmeas e no quanto elas contribuem para o patrimônio genético de uma criação. Os machos devem ser eleitos criteriosamente para complementa-las. Oriento-me no método de cruzamentos em linha (linebreeding), pois é o caminho que considero ideal para fixar as boas características e esculpir um estilo próprio de criação. Considero o cruzamento muito fechado (inbreeding) arriscado, tanto para doenças hereditárias quanto para a fixação de características ruins. O cruzamento totalmente aberto (outcrossing) só faz sentido para mim se, futuramente, se possa voltar àquela linha em linebreeding.

5-Qual a sua missão enquanto criadora de siberian huskies?
Mariana- Criar cães saudáveis em todos os sentidos, com bom temperamento e habilidade para o trabalho, buscando a perfeição junto ao padrão da raça e unindo a isso um estilo próprio, produzindo cães de excelente estrutura, movimentação correta, cabeças bonitas. Acredito em um plantel especialmente selecionado, com prioridade à qualidade e nunca à quantidade. Prefiro ter poucos cães para dar, a cada um, cuidados e atenção pessoais e máxima qualidade de vida e bem-estar. Minha missão, além disso, é preservar a raça e a integridade destes cães, cuidando do futuro dos Siberianos que nascem em minha casa para que não sejam utilizados em criação de maneira equivocada ou que sofram física ou emocionalmente por qualquer motivo.

6-Qualquer pessoa pode ser proprietária de um “Bukharin”?
Mariana- Não. Buscamos selecionar, entre as pessoas que nos procuram, aquelas que atendam aos nossos objetivos como futuras proprietárias de um Siberiano. Considero-me eternamente responsável pelos cães da minha criação, e procuro acompanhar cada um deles durante toda sua vida. Se houver qualquer problema, fazemos questão em receber nossos cães de volta à nossa casa.

7-Qual foi o exemplar fundador do afixo “Bukharin”?
Mariana- Meus primeiros fundadores foram dois casais de belos cães – Conan, Breeze, Fó e Pepper. Posteriormente, mudei minha orientação como criadora (que persiste até hoje) e meus fundadores da nova filosofia de criação passaram a ser Cinco e Lorena. Estes dois cães ainda me proporcionam a alegria de sua companhia diária, ele com 11 anos e ela com 9.

8-Qual foi o exemplar mais influente do vosso afixo? Fale-nos um pouco dele.
Mariana- Como padreador, o Cinco. Seu nome de pedigree é Casablanca Sweet Boy. Cinco nasceu em Buenos Aires, Argentina, no prestigiado canil Casablanca. Fomos busca-lo quando tinha 5 meses de idade, e desde então, desfrutamos da companhia deste belíssimo exemplar. Cinco fechou rapidamente seu campeonato brasileiro, mas logo decidimos nos afastar das pistas por outros motivos e não continuamos para buscar títulos adicionais para ele. Sem dúvidas, teria sido um cão muito vencedor. Há pouco tempo, seu antigo apresentador veio à nossa casa para uma visita e queria me “matar” por ver o Cinco tão lindo e escondido no nosso quintal! (risos). Como matriz, a minha cadela mais influente foi a Lorena – Kazalimsky’s Lorena O’Bukharin, Lorena nasceu aqui no sul do Brasil e é filha do meu outro cão argentino, Casablanca Crazy Boy (Crazy), já falecido, também vindo do mesmo canil de Buenos Aires. Crazy veio viver conosco já em idade avançada e não tive oportunidade de cruza-lo para ter ninhadas produzidas por ele no Bukharin, por isso guardei seu sêmen. Acredito que ele será uma importante contribuição caso seja possível utilizar seu sêmen com sucesso no futuro, pois reunia características que hoje são difíceis de encontrar em um mesmo exemplar.

9-Qual foi o vosso exemplar mais emblemático?
Mariana- O meu cão mais premiado, Kazalimsky’s Connection (Conan), que venceu muito à sua época, e seu meio irmão, Kazalimsky’s Tunghat Forrest (Fó), pelos feitos em pista como cachorro. Foram cães que marcaram época nas pistas da região sul do país.

10-Qual o exemplar que mais se orgulha de ter sido criado por si?
Mariana- Cada exemplar nascido aqui é muito especial para mim. Tenho a sorte de ter criado alguns belos cães, é difícil escolher apenas um. Pelos feitos em pista, posso citar a cadela que venceu o meu primeiro Best in Show Specialty e que foi a primeira campeã do meu afixo, Bukharin’s First Parcel (Celma), hoje com 11 anos de idade. Alguns anos depois, e já da minha linhagem atual, os primeiros a conquistarem campeonatos em outros países, que acabaram o ano de 2005 como os Siberianos e Nórdicos #1 de seus países e classificados entre os 4 melhores de todas as raças do ranking geral, Bukharin’s Being Bonebar (Osito), na Guatemala, e Bukharin’s Forgo Rules (Fargo), na Costa Rica e Nicarágua.

11-Qual foi o exemplar que maior impacto causou no vosso programa de criação, ao nível da melhoria das características e tipo?
Mariana- Foram dois exemplares que, cruzados entre si, me deram os melhores resultados até o momento: Cinco e Lorena. Seus filhos já estão se mostrando excelentes reprodutores, o que me dá a esperança real de estar no caminho certo. De nada adianta criar uma bela geração e não obter frutos à altura nas gerações seguintes.

12-A introdução de linhas de sangue novas na criação ajudam a enriquecer o património genético e a introduzir determinadas características nos exemplares de uma criação. Dos exemplares que utilizou nos últimos anos, qual foi o que melhores resultados conferiu aos seus cães?
Mariana- Faço minhas escolhas baseadas tanto no fenótipo quanto no genótipo, uma coisa não é possível sem a outra. Nunca deixo de prestar atenção especial para a genealogia de um cão. Ao olhar apenas para um indivíduo, se vê somente uma porção dos seus genes, aqueles que se apresentam exteriormente, no fenótipo. Alguns genes ocultos que ele carrega podem ser vistos fisicamente nos pais, nos irmãos e nas irmãs. Quando se trabalha com cruzamentos em linha, por exemplo, é imprescindível também ter conhecimento de quem são os avós, os bisavós, mas, especialmente, aqueles cães nos quais estamos baseando tal cruzamento e que estão sendo “repetidos” em um mesmo pedigree. Por isso é tão importante conhecer a família de um animal antes de utiliza-lo na criação. Sempre busco melhorar os resultados a cada ninhada, a cada nova geração. Considero meus melhores resultados aqueles que obtive nos últimos anos, que foram os descentes dos meus cães atuais, já citados.

13-Qual a sua opinião sobre o panorama actual da raça no Brasil?
Mariana- Na década de 80 e início dos anos 90, a raça teve uma grande popularidade no país. A procura por cachorros era imensa, e havia muitos criadores. Quando as pessoas se deram conta de que um Siberiano não é um cão para qualquer um, que não é qualquer tipo de animal de estimação, que exige certos cuidados para sua manutenção segura, que é um cão de matilha, já havia uma quantidade enorme de Siberianos abandonados nas ruas ou sendo devolvidos para seus criadores (na melhor das hipóteses). Os proprietários, que pagavam qualquer valor por um cachorro, não davam importância e simplesmente os deixavam à própria sorte, não agüentavam suas travessuras, uivos de solidão e escapadas por falta de espaço. Criar Siberianos passou a não ser mais um negócio lucrativo, por isso muitos abandonaram a raça, pararam de criar, ou migraram para raças mais lucrativas. Atualmente restaram poucos criadores ativos no país, talvez somente aqueles verdadeiramente ligados e apaixonados pela raça. No Brasil, temos o problema da distância física entre a maioria dos criadores – o país é de tamanho imenso. São muitas exposições simultâneas no país em um mesmo final de semana e, sendo tão poucos criadores e expositores da raça, dificilmente um criador da região sul se confrontará em pistas com um criador do nordeste, por exemplo. Não há um número significativo de exemplares em uma mesma exposição. Os cruzamentos entre cães de distintos criadores também não têm sido uma prática comum, em grande parte pelo mesmo motivo – distância física. Assim sendo, é difícil dizer que a raça tenha um estilo homogêneo no país.

14-O que acha que deveria ser feito no sentido de melhorar a criação dos exemplares do seu país?
Mariana- Os criadores poderiam ampliar um pouco mais sua consciência visando o futuro de suas criações, fazendo planejamento em longo prazo, mantendo mais exemplares importantes de suas criações para si para formarem seu patrimônio genético. Talvez precisariam ser feitas mais algumas importações de linhagens sólidas, que pudessem dar alguma homogeneidade ao plantel nacional.

15-O que acha do nível dos exemplares criados na Europa?
Mariana- Na Europa, existe uma facilidade imensa de intercâmbio entre criadores devido a proximidade entre os países e por existem muitos criadores ativos. Isso só ajuda a crescer o gráfico do nível de qualidade do plantel. São visíveis as distintas linhagens européias (apesar da maioria ser baseada em linhagens norte-americanas), e é importante se ater a isso na hora de eleger o que se quer criar.

16-O que acha dos exemplares criados em Portugal?
Mariana- Dentre os poucos criadores que conheço, me parece que cada um deles têm uma criação bem orientada, objetivos bem definidos, apesar de distintos entre cada criador. É possível distinguir cada criação devido ao estilo bem homogêneo que cada um tem conseguido fixar em suas criações.

17-Existe algum exemplar Europeu que gostasse de utilizar na sua criação?
Mariana- Existem excelentes exemplares na Europa, e certamente utilizaria alguns se pudesse criar em linha no futuro.

18-As exposições caninas são importantes para si?
Mariana- As exposições são uma diversão, um espetáculo à parte, que pouco têm a ver com a criação. Ultimamente tenho assistido a algumas poucas exposições, e a maioria dos cães da minha criação que está vencendo em pistas atualmente é de propriedade de terceiros. Muitas vezes um cão inferior com excelente temperamento de pista e bem preparado vence sobre um cão estruturalmente superior e com melhor movimentação. Muitos árbitros não têm todo o conhecimento necessário sobre a raça para julga-los melhor que o próprio criador. Um cão que vence hoje pode ficar obsoleto nas pistas em 2 anos, porque as tendências da moda mudam a cada estação (risos). Eu crio de acordo com minha orientação e procuro não seguir modismos para vencer em pista. Tenho muito claramente o cão perfeito na minha mente e tenho buscado por ele em minha criação. A prioridade é minha criação, e creio que uma exposição só pode ser importante se cão e dono estiverem felizes e desfrutarem juntos alegremente o evento.

19-Na actualidade, qual o seu siberian husky favorito?
Mariana- Considero vários cães lindos, mas a maioria deles conheço apenas por fotos. A internet é uma ferramenta que nos proporciona conhecer cães dos quatro cantos do mundo mas, geralmente, os vemos estáticos, congelados na foto. Não estaria sendo justa ao escolher um único cão sob essas condições, visto que um Siberiano deve mover-se com perfeição para cumprir com seu papel.

20-O que acha do trabalho desenvolvido ao nível do Clube do Husky Siberiano de Portugal?
Mariana- Não conheço muito o trabalho do clube, somente acompanho via internet os resultados e fotos das monográficas que parecem ser muito bem organizadas com bom número de exemplares em pista.

Mariana- Bruno, gostaria de agradecer publicamente a oportunidade dada por ti para respondermos a esta entrevista, e fazer com que assim, algumas pessoas possam conhecer um pouquinho sobre nossa criação. Temos mais algumas informações no nosso site, http://www.bukharinsiberians.com, e estamos à disposição para responder qualquer dúvida ou prestar esclarecimentos pelo email bukharin12345@hotmail.com. Muito obrigada!!

Esta entrevista foi realizada por um administrador do fórum dos amigos do Husky Siberiano, que juntamente com este blog tenta promover e sensibilizar as pessoas, sobres estes belos amigos que são os Huskys Siberianos.

Viste já o fórum: http://huskysiberiano.queroumforum.com/index.php

6 Respostas

  1. Boa noite.
    Sou apaixonado pelos HUSCKS SIBERIANO e gostaria muito de ter um casal destes maravilhos cães mas não tenho condições de compra-los pois quando se trata de pedigri o preços são muito caros.
    Tenho condições de cuidar deles incluindo despesas com veterinarios e tenho um otimo espaço em minha casa.
    Se voce possui um casal de filhote para doar eu ficaria muito feliz em telos como meus verdadeiros amigos obs: meus filhos tambem adoram esta raça e não é apenas pela aparencia, mas sim por tudo que ja lemos sobre eles.

    Um abraço.

    Good night.
    I am impassioned by HUSCKS SIBERIANO and he/she would like a lot to have a couple of these maravilhos dogs but I don’t have conditions of you buy them because when it is treated of pedigri the prices they are very expensive.
    I have conditions of taking care of them including expenses with veterinarians and I have a great space in my house.
    If you possess a nestling couple to donate I would be very happy in telos as my true friends obs: my children also adore this race and it is not just for the appearance, but for everything that we already read on them.

    A hug.

  2. Sou uma pessoa apaixonada por esta raça……
    Sua história no Mundo é maravilhosa.

  3. Oi, tenho uma husky siberiana chocolate e resolvi fazer um blog de tirinhas com as estripulias e gracejos dela.
    Quem quiser conferir:

    http://cachorrasiberiana.blogspot.com/

    Abs!

  4. esse cao e muito lindo
    eu sempre quiz ter um desse

    pra mim esse e o cao mais lindo do mundo

    parabens

  5. eu gostaria de saber se vc tem filhote fêmea para vender. aguardo retorno.

  6. Adorei a reportagem!

    Estava passeando com meus pais quando encontrei uma husky na rua e me encantei, mas tinha planos de deixa-la no Anjo de Quatro Patas (casa que acolhe cachorros), mas meu marido se apaixonou e resolvemos ficar com ela. Quando avaliada por um veterinário tivemos uma surpresa, ela é pura, não tem mistura, concerva todas as características da raça.
    Sempre tive cachorro, mas nunca um husky, tenho dúvidas sobre a quantidade de alimento, passeio, cuidados…, amo a minha cadela.

Deixar uma resposta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

