A alimentação correcta, qual é?

O cão, no seu estado selvagem era um animal cuja alimentação era essencialmente carnívora. Vivendo em matilha, caçava pequenas presas que devorava juntamente com os restantes membros do grupo.

Este facto, levou a que durante muitos anos, se defendesse que os cães deveriam ser alimentados à base de carne crua.

Verificou-se depois, que isso era insuficiente para satisfazer as suas necessidades, pois apesar de lhe ser fornecida proteína em quantidade, surgiam carências em açúcares, gorduras e fibras; Talvez isto se justificasse porque na natureza, apesar do cão se alimentar apenas da sua presa, ingeria fibras presentes na pele, assim como gordura.

Há veterinários que defendem, ainda, que uma alimentação correcta deve incluir algumas refeições de carne crua, no entanto, tem-se verificado cada vez menor aceitação de tal teoria, pois essa carne crua é eventual transmissora de doenças.
Alguns proprietários, recorrem a sobras das suas próprias refeições para alimentar os seus animais de estimação: contam estar a fazer o certo, fornecendo ao animal uma alimentação variada, saborosa (graças aos temperos utilizados) e que lhe dá imenso prazer, nomeadamente ao roer ossos que sobraram do almoço ou jantar da véspera.

Estes donos, com boas intenções, estão a prejudicar o seu animal. Embora muita gente considere que “o cão é para comer restos”, o seu aparelho digestivo é tão sensível como o do humano ou mesmo mais; Não tolera certos alimentos (carne de porco e derivados, por exemplo), e os temperos prejudicam, inclusive a qualidade do pêlo. Os ossos, que tanto prazer dão ao animal, chegam a ser fatais, principalmente se forem fáceis de transformar em lascas, as quais ao progredirem ao longo do tubo digestivo vão causando diversas feridas ou mesmo perfurações gravíssimas.

O amor que alguns proprietários dedicam ao seu animal faz com que lhe pretendam dar o melhor tipo de alimentação possível: Dedicam horas à preparação de cozinhados mais ou menos elaborados, em que incluem carne ou peixe da melhor qualidade, legumes variados e arroz ou massa, por vezes condimentando para dar “mais gosto”.

Dificilmente aceitam que o cãozinho não se importe de comer duas refeições seguidas do mesmo alimento. Esta forma de alimentação, aproxima-se mais do que seria ideal, pois entra-se em conta com as diferentes necessidades do animal, no entanto, é praticamente impossível em nossas casas, elaborar refeições que englobem tudo o que o cão necessita e principalmente nas doses adequadas. Para além deste contra, é um tipo de alimentação que se torna muito caro e trabalhoso, principalmente se se tratar de um animal de raça grande.

O mercado dos produtos para animais aumentou imenso nos últimos dez anos e com ele a indústria dos alimentos para cão, que evoluiu de tal forma que são inúmeras as marcas que conseguimos encontrar nas prateleiras dos supermercados, com embalagens mais ou menos atractivas e preços acessíveis. Contudo nem todas as marcas têm a qualidade que pretendemos fornecer aos “nossos amigos de quatro patas”.

Os alimentos enlatados, extremamente apetitosos para os cachorros e cães adultos, são facilmente degradáveis uma vez aberta a embalagem; Para além disso, incorporam uma elevada percentagem de água, o que faz com que o animal não veja satisfeitas as suas necessidades. Muitas vezes os corantes e conservantes associados fazem com que os cães mais sensíveis se ressintam, apresentando distúrbios intestinais (timpanismo – “gazes abdominais”, diarreias, vómitos…).

A forma mais correcta de alimentar o nosso animal de estimação passa pela compra de rações leofilizadas, vulgarmente designadas de “rações secas”, “croquetes” ou “bolinhas”. Existem nas mais variadas formas e paladares, com embalagens que vão desde poucas gramas até cerca de 20 quilogramas. Duma forma geral são agradáveis ao paladar do animal, tendo como vantagens o facto de serem extremamente práticas, prontas a comer, exigindo apenas uma taçinha de água ao lado para que o animal sacie a sede, enquanto se vai deliciando com este tipo de alimento.

Dentro das várias marcas disponíveis, podem-se distinguir dois tipos: a gama standard, de larga distribuição a supermercados, e a gama dito premium que só é comercializada em lojas da especialidade e clínicas veterinárias. As primeiras são vendidas a preços extremamente acessíveis, mas nem sempre são de boa qualidade.

Nas premium prima-se pela utilização de ingredientes de melhor qualidade – opta-se geralmente pela carne fresca, com elevada digestibilidade e responsável pelo aporte da proteína animal que deve corresponder a um mínimo de 12% (o ideal é 25%) da energia fornecida pela ração; teor em fibra (geralmente sob a forma de trigo, arroz ou milho, sendo o primeiro, o mais facilmente digerível) entre os 2 e 5%, assegurando correcto funcionamento gastrointestinal, sem excessos que aumentem o volume fecal; maior quantidade de cálcio para cães em crescimento ou cadelas em lactação(cerca de 1.3%), menor teor de gordura para animais obesos, por oposição aos 30% a fornecer a uma fêmea em lactação, assim como suplementos ricos em vitaminas (A, C, D, E, K e complexo B), etc.

O correcto balanceamento dos nutrientes faz com que o animal ingira diariamente pequenas quantidades de alimento; A simultânea ou posterior ingestão de água, fará com que os pedaços de ração aumentem de volume no estômago (ao serem hidratados) e o animal fique satisfeito. Desta forma, uma ração que à primeira vista pareceria muito cara, torna-se bem mais económica:

– o animal come menor quantidade, e a embalagem torna-se mais rentável;
– não temos qualquer incómodo a confeccionar alimento;
– salvo em casos de crescimentos rápidos, dispensa-se os suplementos vitaminicos e minerais;
– o animal crescerá saudável, com pêlo brilhante, pele saudável, dentes sãos (menor tendência à formação de tártaro) e fezes sempre moldadas.

Para satisfazer o animal mas essencialmente para que o dono sinta que está a dar um prazer especial ao seu cão, pode fornecer-lhe muito espaçadamente (no máximo, uma vez por semana) uma refeição confeccionada por si, incluindo sempre carne (nunca de porco, e sempre desossada) ou peixe cozido, sem tempero, acompanhada por arroz cozido e com legumes (cenoura, nabo, agrião, alface…).

Como “mimo”, o cão só deve comer, esporadicamente, biscoitos próprios para cães, ou pedaço de fruta, cenoura crua; por vezes uma bolacha de água e sal. Se pretender dar um osso ao seu cão para que ele o roa demoradamente, recorra unicamente ao osso do joelho de vaca, o qual ele não conseguirá fragmentar, e portanto não lhe causará problemas.

Seguindo estes conselhos, os nossos amiguinhos felpudos crescerão mais saudáveis e poderemos partilhar a sua companhia durante muito tempo.

44 Respostas

  1. quais são as vacinas que devem ser dadas em um Husky Siberiano filhote e qual a sua melhor alimentação

  2. tenho uma husky siberiano e ela não quer comer ração , o que eu faço para ela aceitar? obrigado!

  3. Oi,
    quando eu me formar eu quero fazer uma criação de husky siberiano.Eu só quero saber quanto + ou – um husky come de ração por mês.

    Obrigada

  4. Esse cachorro é lindoo !!!

  5. nem tenho esse cão ainda mais vou ter heim
    ele é lindo

  6. OI O MEU HUSK E UM FILHOTE EU ESTOU MUDANDO DE RACAO COM FREQUENCIA E ELA NAO SE AGRADA COM NEHUMA JA NAO SEI O QUE FAZER E ELA ESTA PERDENDO PESO. MIM AJUDE POR FAVOR OBRIGADO.

  7. estou a ver que é um problema geral, tenho um husky de 4 meses e ele nao come raçao de qualquer tipo, estou sempre a trazer uma nova marca e ele nada………gostava de saber a opiniao de alguem que seja mais experiente do que eu e me saiba dizer o que fazer. :)obg

  8. Eu possuo 3 husky e eles gostaram muito da ração Foster Premium filhote, achu que ela é bem balanceadae foi a que eles se adaptaram, não adiantou Royal Canin, Pedigree, Dog Chow eles não gostaram de nenhuma delas.
    UM conselho a todos !
    Temos que observar o valor dos nutrientes das rações pois no meu modo de vista, só marca não adianta em nada e sim os nutrientes.
    Avaliando isso con certeza conseguiremos ver o que será melhor para os nossos cães.
    Espero ter ajudado.

  9. Eu vou ganhar um Husky Siberiano dia 15/09/2011 e gostaria de saber qual é a ração certa que posso dar em quanto filhote.e dizem que o cachorro tem que tomar 3 vacinas antes de desçer pra passear quaiis são ? e aparti de quantos meses ? Obrigada

  10. tenho um husky com os olhos diferentes é normal?

  11. minha husky é linda marrom com olhos azuis, gostaria de saber quando posso dar a racao para caes adultos, a partir de que idade, minha tem 1 ano tentei dar Foster adulta, ela ate come mas vi que começou a dar diarreia…o que eu faço?

  12. Ho amigo aconsselho vou consultar o veterinario ele vai te dizer oq fazer pois o veterinario do husk disse que ele só pode comer ração para cão adulto apartie de um ano.
    espero ter ajudado

  13. olá gte, tenho 4 husky’s e tds comem ração Royal canin. Pelo que vi foi o melhor p/ eles, os deixa fortes e dentro do peso.

  14. Daqui a três meses eu vou comprar essa cachorro

  15. Meu Husky siberiano meu irmao encontrou em uma BR , ele estava todo sujo , com marcas faltando mutio pelo , entao ficamos como ele , tratamos dele, ele eta com pelo novo esta lindo , mais ele nunca comeu raçao , ele aparentar ter 2 anos de Idade , mais nos estamos com ele a 2 meses , nao sabemos oq dar pra ele comer damos , carne , mais nao temos condiçoes de ficar dando carne em todas as refeiçoes dele quero saber oq posso fazer pra ele comer ração , por favor preciso de ajuda . Espero que me diga oq fazer … muito obrigado .

  16. Meu husky, se dá muito bem com a ração Premier(Frango e Arroz) para FIlhotes, o Veterinário que indicou, por vários fatores, um deles é o clima do Brasil, muito quente pra ele. Segundo o Veterinário essa ração Premier é a mais completa para esse cão, se vc quer ter um cão sadio, livre de doenças, pelagem bonita, etc.

    Ele ainda é filhote, tem 5 meses, só deixa de ser filhote com 1 ano e meio…. depois disso, passarei a comprar ração Premier para Adultos !

    Não dêem resto de comida, mesmo que com boa intenção, vc estará prejudicando seu cão, pq o intestino dele funciona diferente do seu e depois de um tempo trará serias doenças pra ele ! Por isso que existem rações, porque eles injerem uma quantidade de proteinas, carboidratos e diversos outros componentes muito diferente do que injerimos diariamente !!!

  17. eu vou ter um husky

  18. tenho uma filhote de Husky e ela tem dificuldades de comer.. ela brinca muito e é bastante imperativa… as vezes não quer comer a ração… ela esta pesando 8.5 kg com 4 meses… já a irmã dela pesa 10 kg com 4 meses… ela está no peso correto???

  19. oi tenho uma husk adulta ela esta com 10anos e esta muito magra não quer saber de comer ração e as vezes aceita comida ja dei vitaminas para abrir o apetite dela mais não esta adiantando, e para ajudar ela ja esta cega, gostaria muito de saber o que faço para ela engora e ficar bonita novamente.

  20. tenho uma husky siberiano e ela não quer comer ração , o que eu faço para ela aceitar? obrigado!

  21. peguei um rusky siberiano que foi abandonado e veio parar na porta da minha casa..com gripe e magro…ele ja esta comigo a 5 meses…agora ele esta a coisa mais linda…estou dando a ração premiata não sei se ta correto apesar de ele gostar muito., gostaria de saber tbem a quantidade certa que devo dar pra ele. obrigada

  22. Mais um detalhe…não sei a idade dele..eu sei que não é filhote

  23. meu cachorro rasky faz coco mole o tempo todo me falaram que é normal é verdade por favor me ajude obrigado

  24. foi muito bom essa resposta de alimentaçao pq eu tenho um husk siberiano e essa dica foi muito boa para minhas ultilidades.

  25. ele pode ser preso em casinhas de cachorros normais? tipo na corrente?

  26. Tenho Um Rasky Siberiano De Pelagem Cor Preta Com Branca … Quando Peguei ele Não comia Nenhum Tipo de ração então começei a dar carne crua a ele … depois Comprei uma ração chamada denguinho … que geralmente poobles ou puudo que come … dava isso pro meu puudo e ele comia … dei pro meu rasky esse tipo de ração e ele comeu de boa .. agora o veterinario Pediu eu pra começar a preparar a ração pra ele … então comprei 2 tipos e misturei, ele comeu de boa …. antes ele não se satisfazia com a ração denguinho pura e minha rasky femia ja come qualquer tipo de ração .. só o macho q é meiu estranho com essas coisas …. aaaa e tem mais uma coisa cuidado com a alimentação do seu rasky costuma a pelagem ficar estranha dependendo da ração !

  27. meu hasky não quer comer nada de raçaõ o que faso para ele comer? eu comprei ele a 24 horas,ele nao come nem um tipo de ração so tem um mes estar dormindo o tempo todo ontem mesm levei-lo ao veterinario e ele aplicou uma vaçina o que fasso para ele comer qual amedida serta a tomar?

  28. muito fofo

  29. olá caros amigos ..quero comprar um rusky para mim,acho muito lindo e é o tipo de cachorro certo para mim … bom eu ja estou pesquisando desde cedo como cuidar de um rusky pois ter um desses é muita responsabilidade,…pesquise os tipos e quantidades de nutrientes que vai ter na ração pois muitas vezes a marca não conta nada ,o que conta são os nutrientes e proteinas que tem em cada uma delas ,e depois veja com o veterinário qual a mais adequada para seu rusky,se vc não conseguir continue procurando e trocando mas sempre com acompanhamento do seu veterinário e nunca invente de dar quaisquer refeições ao seu rusky pois seu sistemaq digestivo é mto sensivel a problemas …espero ter ajudado abraços…

    por: ISAAC. . .

  30. Acabei de adquirir um filhote de Husky com 45 dias, lindo ele é albino branquinho de olhos azuis esverdeados e ele esta com umas fezes estranhas sempre moles isso é normal?

  31. eu tenho um casal de husky estao muito lindos sapecas e se adaptaram com a ração ASTRO JUNIOR eu estava dando a DOG EXELENCE por ser super premium mais eles gostaram desta estou muito feliz com eles amo essa . e dou comida 2 veses au dia de manhã dou um petisco atarde e comem anoite . espero ter ajudado em alguma coisa..

  32. A Um cão Husky Siberiano adulto, quanto se deve.oferecer em média(kg), de ração por dia? E se esse for o caso de uma fêmea lactente?

  33. Olá, tenho uma husck siberiano de quase dois anos. Ela soltando muitos pelos e está um pouco magra qual a melhor ração para ela? Ela já deu cria por favor me ajudem!

  34. Meu filhote come tudo que encontra na frente e nunca mata a fome oque faço

  35. Olá meu husky está com seis meses 21kls está com o peso correto??

  36. Tenho um husky seberiano … ele como muito bem a ração misturada com carne picada. Se ele não comer no momento que lhe ponho, mais cedo ou mais tarde, acaba por desaparecer do prato. Pr a carne se misturar melhor e agarrar na ração: junto um pouquinho de água norna. E vou envolvendo até a carne se agarrar na ração.

  37. Criação mas se não vender como possp fazer se fi ar com 2 machos ou 2 fameas… eles não se pegam ou atacam?

  38. Gente, não dêem carne ou qualquer tipo relacionado a comida humana aos seus husky, isso acaba c a saúde de seus cachorros em geral. Tentem variar d ração, ela seca c ela úmida , misturem Saché , olhem do q é a ração , quais os nutrientes , se são adequados para seus cães, eu sou veterinária há 4 anos e acreditem sei o q estou falando pois alem d estudar, tenho uma husky linda. Queria dizer a vcs q cuidado c os banhos , 15 e 15 dias sequem bem, e não esqueçam de colocar um algodão nos ouvidos sempre qndo for dar banho, isso ajuda a nnao entrar agua e gerar outros problemas…qualquer duvida me mandem email….espero ter ajudado vcs

  39. Ganhei um husky ontem e ele não que comer ração de jeito maneira o que posso fazer me ajudem por favor.
    Obrigado.

  40. Ganhei um husky a um mês mas ele só faz cocô pastoso.eu já troquei a ração,dei remédio de verme porém não funcionou.O que eu faço.Obs:ele só tem dois meses

  41. Quero Saber o que fazer para o meu rusky comer pois ele não quer comer ele tem 7 mês

  42. Peu vc pode ser veterinaria a 4 anos mas pelo visto não sabe nada de como dar banho no seu cão se vc botar um algodão no ouvido do seu cão quando for da banho consequentemente ele vai molhar e se molhar vc fara um funial com aquele algodão infiltrando agua direto no ouvido interno do seu cão ! não coloquem algodão na verdade se vc nao sabe dar banho no seu cão leve ele ao pet shop para tomar banho nao se aventure dando banho no seu cão vai arrumar dispesa atoa e o husky so pode tomar banho de mes em mes q mané 15 dias vai estragar o pelo lindo q ele tem e dependendo da frequencia exagerada vai dar problemas de pele.

  43. VIsitem o site http://www.huskybrasil.com.br/dicas.htm la possuem as informações sobre alimentação para o seu husky

  44. olá to com um filhote de husky, e os olhos dele acho q n é aquele axul bem clarinhos. gostaria de saber se quando adultos pode mudar a cor?

Deixe uma Resposta

