Husky na Varanda


A noção de maus tratos a animais está frequentemente associada a agressões físicas, mas ela abrange muito mais do que isso. Os animais necessitam de alimentação adequada, abrigo, espaço para se exercitarem e companhia.

Um exemplo de maus tratos não relacionados com violência física mas que consistem numa verdadeira tortura para o animal é o que ocorre actualmente na localidade de Casal do Marco, concelho do Seixal: um cão, de raça husky, encontra-se preso durante quase todo o dia e toda a noite numa minúscula varanda aberta com cerca de três metros quadrados, num terceiro andar.

Este cão encontra-se exposto, sem se poder abrigar, à chuva, ao frio e ao Sol – nesta época o calor já chega a ser muito intenso a certas horas. O animal é muitas vezes avistado a pular na varanda numa atitude de completo desespero!

Não é possível determinar se está a ser alimentado correctamente.

Para além de consistir num autêntico suplício, que espelha a falta de responsabilidade e decência por parte dos responsáveis pelo animal, esta situação infringe claramente a lei pelo menos nos seguintes aspectos:

Dec. Lei Nº276/2001 de 17 de Outubro – Artigo 8.º1 – Os animais devem dispor do espaço adequado às suas necessidades fisiológicas e etológicas, devendo o mesmo permitir:a) A prática de exercício físico adequado;(…)

Dec. Lei Nº276/2001 de 17 de Outubro – Artigo 9.º1 – A temperatura, a ventilação, a luminosidade e obscuridade das instalações devem ser as adequadas à manutenção do conforto e bem-estar das espécies que albergam.(…)6 – As instalações devem dispor de abrigos para que os animais se protejam de condições climáticas adversas.

A ilação a retirar daqui é que quem não tem condições mínimas para manter um animal de companhia (ou não as quer dar) deve abster-se de o adoptar. É tanto irresponsável como cruel adoptar um animal para depois lhe negar as condições mínimas de bem-estar!

O caso que serviu de exemplo para este artigo está já a ser seguido pelas autoridades competentes.

Fórum dos Huskys: http://huskysiberiano.queroumforum.com/

Fonte: http://sol.sapo.pt/blogs/nocturno/archive/2007/05/11/um-husky-na-varanda.aspx

Uma resposta

  1. estas pessoas deviam ser presas …numa varanda ao sol e sem água já agora.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: