Adestramento do seu Husky


O treino deve fazer parte integrante do relacionamento cão / dono.

Por treino, não se entende só o treino de obediência, mas todo um processo de educação que vise a boa adaptação do cão à nossa cultura humana. Quanto mais cedo começar a treinar o seu cão, menos problemas terá a longo prazo!

O Husky Siberiano tem fama de ser um cão teimoso e difícil de treinar. Na realidade, não existem cães difíceis de treinar. Existem cães que são um maior desafio, existe a falta de conhecimento de factores motivadores, e existem as características temperamentais típicas da raça.

Por exemplo, um cão independente como o Husky Siberiano tende a ser, precisa de ser ensinado, logo em cachorrinho, a vir à chamada do dono. O Husky Siberiano também é dotado de instintos predatórios bem marcados.
Então, um bom motivador para que ele colabore connosco durante o treino, é a oportunidade de perseguir um objecto em movimento (bola de ténis, por exemplo) como recompensa por um exercício bem executado.
Devido a estes instintos predatórios, também é muito importante que o Husky seja bem sociabilizado com outros animais de estimação, de forma a evitar que os veja como potenciais presas.

Em resumo, no que toca ao treino e educação do Husky, convém tomar em consideração : características típicas da raça; factores motivadores. Contudo, cada cão é um indivíduo com as suas necessidades e sensibilidades muito específicas, o que significa que não é surpreendente verificarmos grandes diferenças de comportamento entre indivíduos da mesma raça.

É muito importante tomarmos conhecimento que o comportamento é o resultado de uma combinação da herança genética do cão, e de factores ambientais aos quais é exposto. Por outras palavras, é herdado em parte e adquirido em parte.

Obs. Para mais informações/dicas, consulte o nosso fórum.

11 Respostas

  1. tenho um husky seberiano com 3 meses adoteio a duas semanas e ele passa a vida deitado pouco anda e passa a vida a fugir para um canto ja nao sei o que fazer. por favor asseito opinioes em paulojrcerqueira@hotmail.com
    obrigado

  2. amigo, é normal isso de um Husky o meu tbm ficou assim, agora ele tem 1 ano e 6 meses… é bem esperto e brincalhão…
    maste aconselho a dar um litro de refrigerante para q ele brinque, calro primeiramente mostre pra eleoq ele deve fazer com o litro, ai depois vc tera o resultado…;)

  3. é normal um husky macho sair com um olho azul e o outro azul com mancha negra, e tambem é verdade q isso pode ser uma raça pura. O meu cao tem 40 dias, e gosta de morde agente, meio q de mais, tudo para ele é motivo de querer brincar de morde, sera q é por causa, q ele quer corsa os dentes ou ele é ativo demais, o mesmo tanto q dorme é o mesmo tanto q morde

  4. Possuo um husky de 8 anos, cinza,branco um olho castanho outro azulado…desobediente(infelizmente não o treinei qdo filhote) hoje, fica a maior parte do tempo amarrado, pois o espaço é peq e ele mexe em tudo, se deixar sobe no sofá, entra embaixo de cama…, gosta de brincar de bola e adora criança.Tem mania de abraçar, mas tbém é um pouco bravo, apesar de nunca ter mordido. Adora fruta: maçã, mamão, gosta de pão e cenoura crua(até hoje não fez mal). Late muito a noite, qdo chego do trabalho, não sei o q fazer… enquanto não dou algo para ele comer o barulho é irritante. passeia todo final de semana, as vezes duas vez ao dia. Infelizmente trabalho e não tem quem leve para um passeio. Podem indicar um adestrador de confiança, será q com esta idade ainda consegue ser treinado para se comportar e obedecer…? Moro em Carapicuíba – zona oeste de SP.
    abraços
    MG

  5. boa tarde tenho um husky de dois meses não sei mais o que faço ele não aprende nada que ensino, morde tudo alem disso não pode ver a porta do banheiro aberta que corre pra lamber o piso molhado, procuro trocar a agua dele duas a tres vezes e nada, tenho muito medo que quando ele crescer fiqui rebelde!
    fico aceito dicas de educação para filhotes!

  6. Nao se preocupe, é normal o husky filhote morde todo mundo pra brincar, mas você ja deve ir ensinando que ele não pode fazer isso.

    Quanto à mancha no olho, é normal o husky ter um olho de cada cor, mas é bom um veterinário dar uma olhada pra ter certeza que não é nada.

  7. Ah, e quanto a nao aprender nada, é normal tb..

    É um pouco demorado no começo mesmo, mas tenha paciência que ele vai aprender.

  8. gente sou biologa e conheço tudo sobre husky
    o nome original dessa raça e malaguetos do alasqua
    e normal ele morder ss pq ele e filhote mas que nem a menina falo ja ta na hora dele aprender uns truques com 50 dias o meu ja sabia
    deitar,rolar,nao,vem,fica,en pe,deita.
    se vc quiser umas dicas de como ensinar tudo isso
    me adiciona ai msn:paula.lopesa@hotmail.com
    orkut:paula.lopesa@hotmail.com

  9. bom dia, meu nome é cristiane sou uma apaixonada por esta raça linda,meiga,e iperativa que é husky siberiano,tenho uma de nome puma ela é cinza com branco e eu a amo muito, ela esta prenha e coincidentemente irá parir hoje dia 23-06-2012 hoje ela completou 2 mêses de gestaçâo, estou louca para ver os meus netinhos, já estou pensando em ficar com 2 deles e se eu pudeçe ficaria com todos,o pai é branco então estou torcendo para que a maioria puxe ao pai ele é lindo….então vai a dica voçê que tem dúvidas ainda de criar uma dessas fofuras não tenha mais,vai fundo………. e sobre esta raça ser desobediente, no começo a minha também era, mais isto vc vence com muito amor e carinho e muita paciência, hoje a minha é super obediente thau e boa sorte!!!! há e quem tiver interessadoos irei vender os que sobrarem por 900,00 reais moro em recife pernanbuco e venderei só nas proximidades.ok…..crisbella84@gmail.com

  10. Por que o meu huski vive com as patas molhadas?

  11. Olá, tenho uma husky de 10 meses,e ele está mordendo crianças, ta muito violento!Estou bastante preocupada,pois tenho filho de 8 anos

Deixe uma Resposta

